O Hamas libertou neste domingo as jovens de origem britânica Doron Steinbrecher, Emily Damari e Romi Gonen, sequestradas durante o atentado terrorista de 7 de outubro de 2023. Em troca, Israel soltou 90 terroristas palestinos, dentre os quais Khalida Jarrar, de 62 anos, uma das líderes da Frente Popular de Libertação da Palestina, organização considerada terrorista por Israel e EUA. Trata-se da primeira etapa do acordo de cessar-fogo negociado com ajuda de Donald Trump.
A entrega das jovens ocorreu sob escolta da Cruz Vermelha na Praça Saraya, oeste de Gaza. As imagens mostram integrantes das Brigadas al-Qassem, do Hamas, fortemente armados, confirmando declarações do ministro da Defesa israelense, Gideon Saar, de que o grupo terrorista permanece no controle da cidade. “Eu sei, todos nós sabemos, elas passaram por um inferno. Elas estão saindo da escuridão para a luz, da escravidão para a liberdade”, disse Benjamin Netanyahu, que cobra do Hamas a lista completa dos 33 reféns em seu poder.
O primeiro-ministro israelense ameaçou romper o cessar-fogo caso não receba a relação de todos os nomes. No próximo sábado, está prevista a libertação de mais 4 reféns.
Assista: