A Advocacia-Geral da União (AGU) convocará big techs para uma audiência pública que debaterá mudanças na moderação de conteúdo em redes sociais, segundo o ministro Jorge Messias. A iniciativa surge após o anúncio da Meta sobre alterações na verificação de informações, mas incluirá outras plataformas, como o X (antigo Twitter).
Inicialmente marcada para quinta-feira (16), a audiência foi adiada para mobilizar também integrantes da sociedade civil e pesquisadores. Ainda sem data definida, o encontro discutirá a resposta da Meta e possíveis ações do governo.
Em nota divulgada na terça-feira (14), a AGU expressou “grave preocupação” com os detalhes apresentados pela Meta sobre sua nova política de verificação baseada em “notas de comunidade”, que permite aos usuários validar conteúdos.
Nos bastidores, membros do governo cogitam judicializar o caso. A proposta de ampliar o controle sobre as redes sociais levanta críticas de opositores, que acusam o governo Lula de tentar impor censura disfarçada.