Últimas Notícias

CCJ aprova PEC que proíbe qualquer hipótese de aborto

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, por 35 votos a favor a 15 contra, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que, na prática, proíbe qualquer hipótese de aborto no Brasil, mesmo aquelas já autorizadas por lei. O texto é de 2012, foi apresentado à época por Eduardo Cunha e ganhou relatoria de Chris Tonietto (PL-RJ). De acordo com a proposta, a interrupção da gravidez será proibida “desde a concepção”, baseada na “inviolabilidade do direito à vida”.

“A vida não se inicia com o nascimento e sim com a concepção. Na medida desse conceito, as garantias da inviolabilidade do direito à vida têm que ser estendidas aos fetos, colocando a discussão na posição em que deve ser colocada”, escreveu Cunha, na justificativa da PEC. Atualmente, o aborto é permitido em três casos: anencefalia fetal, gravidez por estupro ou risco à mãe. Nas hipóteses de má-formação ou risco, é necessário apresentar um laudo médico; já para casos de violência sexual, basta o relato da vítima.

A PEC agora será encaminhada para análise de uma comissão especial, antes de seguir a plenário.

Compartilhar nas redes sociais

Claudio Dantas

Claudio Dantas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

vazamento-laboratorial
23ea8860-c2a5-11ef-a0f2-fd81ae5962f4
política congresso-insatisfeito-com-a-decis-o-de-fl-vio-dino-que-bloqueou-r--4-2-bilh-es-em-emendas--arthur-lira-nh3TDlJZJx
milei.fmi_.g20
Dólar
Dólar
congresso
img_2314
policia civil
Elon Musk
mc_donalds_tulipa_saf_-_fachada
IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019
paulo-guedes-telebrasil_mcamgo_abr_280620221818-9
img_2313