Celina decreta ponto facultativo em dia de Copa
Brasília, Quinta, 25 de junho de 2026
Política

Celina decreta ponto facultativo em dia de Copa

Decisão ocorre devido ao jogo do Brasil na segunda-feira (29), às 14h

Celina Leão lidera pesquisas ao governo do DF
Celina Leão lidera pesquisas ao governo do DF Foto: Reprodução/TV Globo

Compartilhe em

Foto do autor

Por Mariana Albuquerque

Jornalista e pós-graduada em Direito Legislativo.

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), decretou, hoje (25), ponto facultativo para a próxima segunda-feira (29), em razão do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, marcado para as 14h. A decisão será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

A medida vale para os órgãos da administração pública distrital, com exceção dos serviços considerados essenciais, como saúde, segurança pública, limpeza urbana e demais atividades que não podem ser interrompidas.

O novo decreto substitui a regra anterior, que previa a liberação dos servidores públicos três horas antes do início de cada partida da Seleção. Segundo a governadora, a alteração foi motivada pelos impactos registrados no trânsito durante o último jogo.

“Pessoal, decisão importante foi tomada aqui hoje: nós vamos decretar na segunda-feira ponto facultativo. Eu havia soltado um decreto liberando o servidor público três horas antes de cada jogo, mas na segunda-feira o jogo começa às duas horas da tarde”, afirmou Celina.

A governadora disse que a decisão busca reduzir os transtornos de mobilidade provocados pelas partidas da Seleção Brasileira. De acordo com ela, o congestionamento registrado no último jogo tornou inviável manter apenas a liberação parcial dos servidores.

“No último jogo, a cidade parou, as pessoas ficaram de três até quatro horas presas no trânsito. Não justifica a pessoa chegar, ficar três horas aqui no serviço público e sair correndo para pegar mais três horas de trânsito, sendo que o jogo será às duas horas”, explicou.

Celina também informou que o governo já iniciou o planejamento das medidas de trânsito para o dia da partida e confirmou que o decreto será oficializado no Diário Oficial do Distrito Federal.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade