A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), decretou, hoje (25), ponto facultativo para a próxima segunda-feira (29), em razão do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, marcado para as 14h. A decisão será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal.
A medida vale para os órgãos da administração pública distrital, com exceção dos serviços considerados essenciais, como saúde, segurança pública, limpeza urbana e demais atividades que não podem ser interrompidas.
O novo decreto substitui a regra anterior, que previa a liberação dos servidores públicos três horas antes do início de cada partida da Seleção. Segundo a governadora, a alteração foi motivada pelos impactos registrados no trânsito durante o último jogo.
“Pessoal, decisão importante foi tomada aqui hoje: nós vamos decretar na segunda-feira ponto facultativo. Eu havia soltado um decreto liberando o servidor público três horas antes de cada jogo, mas na segunda-feira o jogo começa às duas horas da tarde”, afirmou Celina.
A governadora disse que a decisão busca reduzir os transtornos de mobilidade provocados pelas partidas da Seleção Brasileira. De acordo com ela, o congestionamento registrado no último jogo tornou inviável manter apenas a liberação parcial dos servidores.
“No último jogo, a cidade parou, as pessoas ficaram de três até quatro horas presas no trânsito. Não justifica a pessoa chegar, ficar três horas aqui no serviço público e sair correndo para pegar mais três horas de trânsito, sendo que o jogo será às duas horas”, explicou.
Celina também informou que o governo já iniciou o planejamento das medidas de trânsito para o dia da partida e confirmou que o decreto será oficializado no Diário Oficial do Distrito Federal.
