O estado de São Paulo (SP) registrou em 2026 os menores índices de criminalidade dos últimos 25 anos, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública. O resultado é atribuído a ações de tecnologia, inteligência de dados e integração entre as forças policiais.
No 1º bimestre de 2026, os homicídios dolosos caíram 11,3% em relação ao mesmo período de 2025, passando de 416 para 369 casos. Já os roubos recuaram 21,4%, de 30.180 para 23.719 ocorrências na mesma comparação.
Entre as iniciativas em destaque em SP está o programa Muralha Paulista, que reúne cerca de 125 mil câmeras integradas a sensores e sistemas de monitoramento em 228 municípios. O sistema é usado como apoio a investigações e para agilizar a resposta das forças de segurança.
Outro eixo da política de segurança é o programa Recupera-SP, que destina recursos obtidos a partir de bens confiscados do crime organizado para reforçar ações policiais.
Segundo o governo de SP, cerca de R$ 120 milhões em ativos foram recuperados, enquanto o prejuízo imposto às organizações criminosas chega a R$ 3,2 bilhões.
Também houve queda de 39,9% nos roubos de veículos. Os roubos a banco foram zerados desde 2025. Já os latrocínios recuaram de 28 para 12 registros.
