Os presidentes dos EUA, Donald Trump, da Argentina, Javier Milei, do Chile, José Antonio Kast, e do Equador, Daniel Noboa, celebraram nas redes sociais a eleição de Abelardo de la Espriella na Colômbia. O empresário e advogado criminalista venceu ontem (21) a disputa, segundo a 1ª contagem de votos divulgada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) colombiano.
Trump afirmou na rede Truth Social que houve uma “vitória com folga” do advogado colombiano. Milei classificou o resultado como “vitória histórica” em post no X e disse que o povo colombiano escolheu “o caminho da liberdade econômica, da prosperidade, da segurança implacável”.
“A liberdade avança em toda a América Latina e já não há volta atrás”, completou o presidente argentino na rede social.
José Antonio Kast afirmou que a vitória abre uma nova etapa para a Colômbia e afirmou que o resultado permitirá “recuperar a segurança e a prosperidade”. Noboa também parabenizou De la Espriella e disse que o resultado mostra que o país escolheu “a ordem sobre a impunidade”.
De la Espriella já havia liderado no 1º turno e aparecia como favorito nas pesquisas para o 2º. Durante a campanha, recebeu apoio de lideranças da direita latino-americana, como Milei e Kast, além de Trump.
A vitória marca o retorno da direita ao governo colombiano após a gestão do ex-guerrilheiro Gustavo Petro, primeiro chefe de Estado de esquerda da história do país, e reforça a expansão de governos conservadores na América Latina.
