O deputado Zé Trovão (PL) afirmou que o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL) “está tranquilo” após a fantasiosa denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentativa de “golpe de estado.”
“Tudo tranquilo. A gente sabe que isso tudo é uma fantasia, uma fantástica ilusão que eles estão fazendo, querendo colocar um cara que não cometeu crime nenhum como bandido. Mas isso não vai dar em nada”, afirmou ao Metrópoles.
Deputados do Partido Liberal e aliados se reúnem nesta quarta-feira (19) em Brasília, com expectativa de participação de Bolsonaro, conforme já havia sido adiantado por este jornal digital.
Bolsonaro se reuniria com parlamentares no apartamento funcional do líder da oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS). Entre as pautas, a anistia dos presos do 8 de janeiro, a denúncia da PGR e os próximos passos da direita para os atos convocados para 16 de março.
Na terça-feira (18/2), Bolsonaro esteve no Congresso com senadores aliados e defendeu a anistia aos presos do 8/1. O presidente do PL em Minas Gerais, Domingos Sávio, classificou a situação como uma perseguição política: “Se tem um golpe, é esse: arrumar um motivo para prender o adversário político. Assim se instalam as ditaduras no Brasil.”
A PGR denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa armada. Também foram acusados de dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União.
O Supremo Tribunal Federal (STF) analisará a denúncia, abrindo prazo para a defesa se manifestar. Se aceita, Bolsonaro e os demais denunciados tornam-se réus. Em seguida, o processo entra na fase de depoimentos e coleta de provas, culminando no julgamento final. Se condenados, os ministros definirão as penas. No Brasil, a prisão ocorre após o trânsito em julgado, salvo em casos de prisão preventiva.
Bolsonaro já foi alvo de medidas cautelares durante as investigações, incluindo a retenção de seu passaporte, impedindo sua presença em eventos internacionais.