A visita de Pedro Vaca, relator para liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), tem acirrado o debate sobre censura no Brasil. Parlamentares conservadores veem a viagem como uma oportunidade para denunciar perseguições políticas.
Bia Kicis (PL-DF) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) se reúnem com Vaca nesta terça-feira (11) para expor “a censura nas redes sociais, o uso da Justiça para silenciar opositores e o avanço do autoritarismo disfarçado de democracia”. A deputada critica a CIDH por ignorar denúncias de conservadores e tratar opositores do governo com parcialidade.
O STF também recebeu Vaca. Alexandre de Moraes “justificou” o bloqueio da rede X e a censura de perfis ligados ao 8 de janeiro. Segundo ele, 28 investigados seguem sem acesso às redes.
Nos EUA, parlamentares republicanos vêm pressionando contra os abusos do Judiciário brasileiro. Em 2023, congressistas americanos questionaram a remoção de conteúdos no Brasil e chegaram a pedir o cancelamento do visto de Moraes. O encontro de Vaca com parlamentares brasileiros ocorre em meio a essa crescente mobilização internacional contra restrições à liberdade de expressão no país.
Respostas de 2