O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, defendeu uma redução imediata das taxas de juros, em publicação no Truth Social nesta quarta-feira (12).
“As taxas de juros deveriam ser reduzidas, algo que andaria de mãos dadas com as próximas tarifas!!! Vamos ao Rock and Roll, América!!!”, escreveu Trump.
A declaração vem um dia após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmar que não há pressa para cortar os juros, citando a necessidade de monitorar a inflação.
Na terça-feira (11), Powell reafirmou que o banco central dos EUA manterá uma postura cautelosa. “Não precisamos ter pressa para ajustar nossa política”, disse.
Outras autoridades do Fed alertaram sobre o impacto das tarifas na inflação, reforçando que qualquer corte nos juros será avaliado com cautela.
A declaração de Trump marca um retorno à pressão sobre o Federal Reserve. No início do mandato, ele exigia cortes imediatos, mas depois passou a apoiar a decisão do banco central de manter as taxas estáveis em janeiro.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que o foco do governo está na redução dos rendimentos dos títulos de longo prazo, em vez das taxas de curto prazo.
Enquanto isso, o mercado segue cauteloso. Analistas já preveem que o Fed manterá os juros estáveis até meados do ano, com chances de não haver mais cortes em 2025.
Uma resposta