O novo chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, registrou mais encontros com o presidente Lula em uma semana do que 17 ministros ao longo de 2024. Desde sua posse, na última terça-feira, Sidônio se reuniu com Lula cinco vezes, de acordo com a agenda oficial, enquanto titulares de pastas como Pesca, Turismo e Desenvolvimento Regional tiveram apenas um encontro oficial com o presidente em todo o ano passado.
Ministros de pastas como Ciência e Tecnologia, Esporte, Igualdade Racial e Mulheres registraram entre três e quatro reuniões no mesmo período. Até mesmo o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), tradicionalmente próximo ao presidente, aparece com menor frequência oficializada.
Sidônio assumiu a Secom com a missão de reverter os impactos negativos de crises como a discussão da taxação do Pix. O publicitário havia prometido uma abordagem focada em comunicação digital e redes sociais, com estratégias voltadas para “fazer as ações do governo chegarem na ponta” (spoiler, não tem dado certo).