Últimas Notícias

Reforma tributária inclui refino de petróleo na Zona Franca e corrige distorção

A Reforma Tributária, aprovada na semana passada na Câmara, reintegra o setor de refino de petróleo ao regime de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM). A medida, prevista no PLP 68/24, busca corrigir o tratamento desigual que excluía o segmento dos benefícios concedidos a outras indústrias na região.

A Refinaria da Amazônia (Ream), operada pelo Grupo Atem, é a única do Norte do país. Sem incentivos fiscais, a operação na região se tornaria inviável, ameaçando o abastecimento local. Atualmente, o polo industrial da ZFM emprega mais de 500 mil pessoas.

Após a sanção da lei, o valor do benefício será calculado com base em critérios específicos. A isenção fiscal só se aplica a produtos mantidos na ZFM. Mercadorias enviadas para outras regiões serão tributadas integralmente, garantindo que o incentivo beneficie apenas a economia local. A fiscalização do setor assegura conformidade e transparência.

Em 2023, o Grupo Atem pagou R$ 4,9 bilhões em impostos. A empresa rebate acusações de que deixará de recolher R$ 3,5 bilhões, classificando as alegações como desinformação sobre os custos e desafios operacionais da refinaria na Amazônia.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

vazamento-laboratorial
23ea8860-c2a5-11ef-a0f2-fd81ae5962f4
política congresso-insatisfeito-com-a-decis-o-de-fl-vio-dino-que-bloqueou-r--4-2-bilh-es-em-emendas--arthur-lira-nh3TDlJZJx
milei.fmi_.g20
Dólar
Dólar
congresso
img_2314
policia civil
Elon Musk
mc_donalds_tulipa_saf_-_fachada
IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019
paulo-guedes-telebrasil_mcamgo_abr_280620221818-9
img_2313