Municípios do Amapá ligados ao senador Davi Alcolumbre (União Brasil) são os principais beneficiários de emendas parlamentares, segundo levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU). Tartarugalzinho, com menos de 13 mil habitantes, recebeu R$ 87,5 milhões em recursos federais.
O estudo aponta que cinco das dez cidades que mais receberam verba sem destinação específica estão no Amapá. Quatro delas são administradas por prefeitos do partido de Alcolumbre, que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
A Polícia Federal investiga suspeitas de fraudes em licitações envolvendo essas emendas. Entre 2020 e 2023, Tartarugalzinho liderou o recebimento per capita de emendas no Brasil. Durante o período, Alcolumbre quadruplicou o valor destinado a seus redutos políticos, somando R$ 71 milhões, mas não direcionou recursos à capital Macapá, administrada pelo adversário Dr. Furlan (MDB).
Dos 16 municípios do Amapá, nove estão sob influência do União Brasil, os principais receptores de emendas nos últimos anos.