A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (19) a Operação Rent a Car, que apura crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A ação investiga assessores ligados aos deputados federais Carlos Jordy (PL) e Sóstenes Cavalcante (PL).
Os nomes dos assessores alvos dos mandados não foram divulgados.
De acordo com as investigações, o esquema envolvia agentes públicos e empresários que teriam desviado recursos públicos de cotas parlamentares. O grupo utilizava uma empresa de locação de veículos para simular contratos de prestação de serviços, conforme aponta a PF.
A operação cumpre seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados do Rio de Janeiro, Tocantins e no Distrito Federal.
O nome “Rent a Car” faz alusão ao método utilizado pelos suspeitos para cometer as irregularidades, centralizando as atividades ilícitas na empresa de locação de veículos.
A ação reflete o trabalho contínuo da PF em investigar e combater esquemas de corrupção que envolvem recursos públicos e atividades ilícitas entre os setores público e privado.