O Ministério dos Transportes contratou a nova empresa que ficará responsável pelas obras de reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226, divisa entre o Maranhão e o Tocantins. A contratação emergencial, que dispensa licitação, foi publicada no Diário Oficial da União pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e prevê investimento de R$ 171 milhões.
Segundo o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, o valor engloba diversas melhorias. “A nova ponte terá acostamento, passeio, ciclovia e será 7 metros mais larga que a anterior. Esse valor inclui a demolição da ponte atual, novas fundações e a melhoria dos acessos das duas cidades”, disse. O Consórcio Penedo-Neópolis, formado pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteles Construções Limitada, ficará responsável pelas obras, que deverão ser concluídas até dezembro de 2025.
Localizada na BR-226, sobre o rio Tocantins, a ponte Juscelino Kubitschek liga Maranhão e Tocantins pelos municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). Trata-se de importante eixo rodoviário para o escoamento de produção e transporte de mercadorias entre os dois estados. Foi inaugurada em 1961 e colapsou dias atrás, após inúmeros alertas da imprensa e de moradores. Até agora, a Marinha confirmou 11 mortes e outras 6 pessoas seguem desaparecidas.