O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou que vai coletar assinaturas para abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara, com o objetivo de investigar distorções nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O órgão é dirigido por Márcio Pochmann, filiado ao PT.
Nikolas acusa o IBGE de manipular dados em benefício do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele afirma que a taxa de desemprego de 6,1% não reflete a realidade, excluindo 4,4 milhões de pessoas. Também aponta alterações nos critérios de medição da pobreza.
“Chega de maquiar a realidade”, publicou Nikolas no Twitter/X. “Lula colocou um petista fiel no comando do IBGE para fabricar uma ‘realidade paralela’. Não vamos aceitar manipulação para propaganda de governo.”
Chega de maquiar a realidade. Lula colocou um petista fiel, Marcio Pochmann, no comando do IBGE para fabricar uma “realidade paralela”. Dados recentes do IBGE mostram desemprego de 6,1%, retirando da conta 4,4 milhões de desempregados, além de publicar que o Brasil atinge o menor… pic.twitter.com/xDozUomaHI
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) December 29, 2024
A metodologia do IBGE, vigente desde 2012 na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), considera desempregados apenas os que buscaram trabalho ativamente. Aqueles que desistiram de procurar emprego não entram na conta.
Nikolas quer garantir que o IBGE publique dados “em conformidade com a realidade” e não se transforme em “puxadinho do PT”.