Se há algo difícil de imaginar na política nacional, é um ministro petista tecendo elogios a um prefeito do PL. Mas foi exatamente isso que aconteceu, quando Camilo Santana (PT), ministro da Educação, parabenizou pessoalmente o prefeito de Itaquaquecetuba (SP), Delegado Eduardo Boigues (PL), pelo ótimo desempenho do município na alfabetização infantil.
O reconhecimento veio durante a solenidade de entrega do “Selo Nacional – Compromisso com a Alfabetização”, em que Itaquaquecetuba foi premiada na categoria Ouro. O município paulista atingiu 67% de alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental em 2024, um avanço de 17 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O resultado foi alcançado com projetos inovadores da gestão Boigues, como mentoria nas escolas e material pedagógico estruturado.
Diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de diversas autoridades, o ministro Camilo Santana quebrou o roteiro político tradicional e chegou a destacar o excelente trabalho da administração na cidade:
“Estou aqui, com o prefeito de Itaquaquecetuba e com equipe da Educação da cidade, e quero parabenizá-los pela conquista do Selo Ouro na alfabetização das crianças. Esse é o grande caminho para a gente construir uma Educação de qualidade no nosso País”, disse Santana durante a solenidade.
Resta saber se o elogio será bem recebido dentro do próprio partido ou se o ministro será chamado para uma “reeducação ideológica” nos corredores do Planalto.
Enquanto isso, Boigues e sua equipe comemoram os resultados. Desde que assumiu a prefeitura, em 2021, a taxa de alfabetização na rede municipal cresceu exponencialmente. O projeto de Mentoria nas Escolas e os chamados Cadernos Orientadores foram algumas das iniciativas que ajudaram a elevar os índices.
Juntamente com a comitiva – que incluía a secretária de Educação Maria Cristina Perpétuo e a primeira-dama Mila Prates Boigues –, o prefeito destacou a importância do prêmio:
“Este Selo Ouro é um reconhecimento e a confirmação de que estamos no caminho certo, trabalhando para transformar a Educação e garantir um futuro brilhante para nossas crianças. A base de todo cidadão começa na escola e o nosso objetivo é valorizar, sempre, tanto os nossos estudantes quanto os profissionais da rede. Vamos continuar investindo nesta seara para avançarmos muito mais”, afirmou Boigues.
O prêmio, criado em 2024, busca incentivar municípios a melhorar a alfabetização infantil e recuperar defasagens educacionais causadas pela pandemia. Neste ano, 4.187 cidades foram reconhecidas, sendo 2.592 na categoria Ouro, 1.062 na Prata e 53 na Bronze.