O líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), fez duras críticas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista ao jornal O Globo, o senador afirmou que Bolsonaro será julgado “como em uma câmara de gás” e sem direito a instâncias recursais.
“Primeiro, o presidente Bolsonaro não deveria estar sendo julgado no Supremo Tribunal Federal. Não está sendo dada a ele a prerrogativa de pelo menos ter duas instâncias recursais. Ele vai ser julgado como em uma câmara de gás. Não vai ser julgado sequer pelo Pleno. E está sendo julgado por um juiz que declaradamente é seu inimigo, seu adversário, e que seria alvo dessa trama. Então nós achamos que é evidente que esse jogo já está jogado”, declarou Marinho.
A denúncia contra Bolsonaro e outros 33 investigados foi apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, na terça-feira (18). A oposição alega que o caso representa uma perseguição política e um atentado contra a democracia.
Nas redes sociais, Tarcísio de Freitas e outros aliados do ex-presidente também se manifestaram contra a denúncia e questionaram a imparcialidade do julgamento, que está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. As penas previstas para os acusados podem chegar a 43 anos de prisão.