O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está lúcido, conversando normalmente e em observação na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após ser submetido a uma cirurgia para drenar um hematoma no crânio. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (10), horas após o procedimento realizado durante a madrugada.
É importante destacar que, neste caso, o vice-presidente Geraldo Alckmin não assume como presidente interino, pois Lula permanece consciente e em território brasileiro.
O hematoma, localizado na região lateral do crânio, foi causado por uma queda sofrida em outubro no Palácio da Alvorada. Segundo os médicos, a cirurgia ocorreu sem intercorrências, e não houve danos ao cérebro. Lula passou por uma trepanação, técnica padrão para drenagem de sangramentos intracranianos, e permanece com um dreno, que deve ser retirado em até 72 horas.
O presidente ficará em observação na UTI por 48 horas antes de ser transferido para um quarto. A equipe médica, liderada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, estima que Lula poderá retornar a Brasília na próxima semana, caso continue apresentando boa recuperação.
Desde a queda, Lula vinha sendo monitorado e cancelou compromissos, como sua participação na cúpula do Brics, para priorizar os cuidados médicos.
Respostas de 2
Só se agora.