A substituição de Paulo Pimenta na Secretaria de Comunicação Social (Secom), já está certa, segundo o jornal O Globo. A saída do atual ministro estaria planejada por Lula para esta semana, mas deve ser adiada devido à cirurgia de emergência a que o presidente foi submetido na madrugada desta terça-feira (10), em São Paulo.
O plano mais provável para Pimenta é que ele assuma a liderança do governo na Câmara. Na última sexta-feira (6), Lula sinalizou que faria mudanças na área de comunicação apenas no início de 2025, mas reiterou sua insatisfação com o setor. “Há um erro na comunicação do governo, e sou obrigado a fazer as correções necessárias. Essa é uma preocupação que quero resolver no começo do ano”, afirmou o presidente.
Lula avalia que o desempenho de seu governo é superior à percepção da população, atribuindo o descompasso à ineficiência da Secom. Pimenta, alvo de críticas públicas do presidente, rebateu as declarações em entrevista nesta segunda-feira (9). Ele classificou a fala de Lula como uma crítica geral à comunicação da esquerda, incluindo o PT, e admitiu dificuldades em construir uma narrativa capaz de enfrentar o avanço da extrema direita.
“O presidente fez uma avaliação crítica que vai além do governo. A esquerda, no mundo todo, tem enfrentado dificuldades em construir uma narrativa forte contra a extrema direita. É uma preocupação que eu também compartilho”, disse Pimenta.
Mesmo diante de rumores sobre sua saída, o ministro relatou ter despachado com Lula normalmente e afirmou que o presidente não mencionou mudanças. Ele se colocou à disposição para assumir outra função, destacando sua lealdade e relação pessoal com o presidente.