Lula diz que reunião com Trump foi “muito produtiva”
Brasília, Segunda, 22 de junho de 2026
Política

Lula diz que reunião com Trump foi “muito produtiva”

Presidentes discutiram comércio, tarifas e temas estratégicos na Casa Branca

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A declaração foi publicada por Lula nas redes sociais após o encontro reservado entre os dois chefes de Estado. Fotos: Ricardo Stuckert / PR

Compartilhe em

Foto do autor

Por Karoline Cavalcante

Jornalista e pós-graduanda em Marketing Político e Campanhas Eleitorais

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (7) que teve uma reunião “muito produtiva” com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), na Casa Branca.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

A declaração foi publicada por Lula nas redes sociais após o encontro reservado entre os dois chefes de Estado, que durou cerca de três horas e incluiu almoço de trabalho entre integrantes das delegações brasileira e norte-americana.

“Reunião muito produtiva com o presidente dos Estados Unidos”, escreveu Lula ao compartilhar fotos do encontro em Washington.

Trump também comentou a reunião publicamente e afirmou que as conversas trataram de comércio bilateral e tarifas. “Discutimos diversos temas, incluindo comércio e, especificamente, tarifas. A reunião foi muito boa”, escreveu o presidente americano, que definiu Lula como um líder “muito dinâmico”.

A entrevista conjunta prevista inicialmente para o Salão Oval acabou cancelada após a reunião se estender além do horário previsto. Depois do encontro, Lula seguiu para a embaixada brasileira em Washington, onde tinha agenda com a imprensa.

Entre os temas previstos para o encontro estavam a investigação comercial aberta pelos EUA contra o Brasil, negociações envolvendo minerais críticos e terras raras, além da cooperação no combate ao crime organizado e ao narcotráfico.

Questões geopolíticas ligadas à América Latina, ao Oriente Médio e à atuação dos dois países em organismos internacionais também estavam na pauta da reunião.

Lula foi acompanhado pelos ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores; Alexandre Silveira, de Minas e Energia; além de outros integrantes do governo federal e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Pelo lado americano, participaram do encontro o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, além de integrantes da equipe econômica e comercial da Casa Branca.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade