Em entrevista à Rádio Tupi FM na manhã desta quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe de Estado é “muito grave”. O petista disse ainda que, se ela for comprovada, não haverá saída para Bolsonaro que não seja a prisão.
“O que eu vi pela denúncia que foi publicada ontem é que é grave. É muito grave. […] Eu acho que eles terão o direito de se defender, de dizer que é mentira. Mas as se for provado, não tem outra solução se não ser condenado”, disse Lula na entrevista.
“A denúncia feita pelo procurador-geral da tentativa de golpe, da participação do ex-presidente, do primeiro escalão dele da tentativa de morte de um ministro da Suprema Corte Eleitoral, da tentativa de assassinato de um presidente da República e de um vice-presidente, é uma coisa extremamente grave. Eu tenho certeza de que se for provado, ele só tem uma saída, ser preso”, completou o petista.
A PGR apresentou, na última terça-feira (18), denúncia contra 34 pessoas no âmbito da investigação sobre uma possível tentativa de golpe de Estado para manter Bolsonaro na Presidência em 2022. Segundo a PGR, o ex-presidente seria o líder da “organização” responsável pelo suposto plano e foi acusado dos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, além de deterioração de patrimônio tombado.