O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (6) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria deixado um rombo nas contas públicas em 2022. “Deixou um déficit de 2,6% para mim”, declarou Lula em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade da Bahia. No entanto, os números oficiais mostram que o Brasil teve um superávit de R$ 54 bilhões (0,5% do PIB) no último ano do governo Bolsonaro.
Sob Lula, houve déficit de 2,1% em 2023 e de 0,4% em 2024. Recentemente, o governo alterou a metodologia para calcular o saldo das contas públicas, transformando o superávit de 2022 em déficit estrutural. No entanto, o Tesouro Nacional mantém a divulgação dos dados convencionais, e o mercado não considera essa nova fórmula.
A Secretaria de Política Econômica afirma que o déficit estrutural de 2022 foi de 0,6%, enquanto o próprio Tesouro registra um acumulado de 2,4% no governo Bolsonaro. Apesar das novas contas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Lula não mencionou que seu governo acumulou um saldo negativo de 1,19% em dois anos.
Respostas de 2
É tudo culpa do Bolsonaro. Esse pinguço enganador não assume nada