O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a atacar as políticas protecionistas do republicano Donald Trump, afirmando que ele age como um “imperador do mundo”. Durante entrevista nesta quinta-feira (20), Lula criticou a imposição de tarifas sobre a importação de produtos, especialmente o aço e o alumínio, que impactam diretamente o Brasil.
“Agora, ele está taxando os produtos de todos os países. Isso vai causar inflação nos EUA, aumentar o preço das coisas, pode não ser uma boa política para os EUA. Eu, sinceramente, gostaria que o presidente Trump levasse em conta que é preciso respeitar a soberania de cada país”, disse Lula à Rádio Tupi FM.
Falando do Palácio da Alvorada, o petista afirmou que as ações de Trump prejudicam o regime democrático e tentam influenciar as decisões de outros governos. “Do jeito que ele está fazendo, ele está tentando virar um imperador do mundo, tentando dar palpite em todos os países, em todas as políticas públicas”, criticou.
Lula reafirmou que o Brasil adotará medidas de reciprocidade caso Trump siga com o tarifaço. “Se, por acaso, o presidente Trump taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil, não tem outra alternativa. Isso vai encarecer os produtos para todo mundo, pode aumentar a inflação global. Então, não é correto o que ele está fazendo”, pontuou.
A imposição de tarifas sobre o aço e o alumínio afeta diretamente o Brasil, um dos principais exportadores desses produtos para os EUA. O governo Lula já sinalizou que pode retaliar, aumentando taxas sobre produtos americanos caso Trump mantenha a medida.