Nesta quarta-feira (4), deputados de oposição ao governo Lula lançam a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão, presidida pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC).
A criação da frente foi aprovada em junho com 210 assinaturas. Durante o evento de lançamento, que ocorre às 17h no plenário 10 do anexo II, estarão presentes nomes como o jornalista Claudio Dantas, o advogado André Marsiglia, o cientista político Fernando Schuler, o economista Hélio Beltrão e a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco.
O grupo tem como objetivo monitorar e fiscalizar propostas relacionadas ao tema, especialmente as 58 que já tramitam na Câmara dos Deputados. A frente também buscará pressionar o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para priorizar projetos que combatam a censura.
A frente contará com a seguinte diretoria:
- Presidente Julia Zanatta;
- Vice-presidente Filipe Barros (PL-PR);
- Secretário-executivo Rodolfo Nogueira (PL-MS);
- Coordenadora de monitoramento legislativo Clarissa Tércio (PP-PE);
- Coordenador de relações institucionais Gustavo Gayer (PL-GO);
- Tesoureira Chris Tonietto (PL-RJ).
Julia Zanatta destacou a importância da frente em meio ao debate sobre a regulação das redes sociais e a atuação do STF no tema. “A censura vem de todos os lados hoje, e não podemos admitir agressões a um direito fundamental”, afirmou, reforçando a luta pela liberdade de expressão e a democracia no Brasil.