No auge da crise social gerada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, os ministros Wellington Dias e Carlos Lupi anunciaram, como medida de apoio às comunidades atingidas, uma espécie de empréstimo para idosos e deficientes beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O crédito referente a um salário mínimo poderia ser sacado e depois quitado em 36 prestações sem juros.
Apesar do anúncio pomposo, o dinheiro nunca chegou, levando o tema a ser judicializado e o governo, condenado a cumprir a política pública. Em 28 de dezembro, via Medida Provisória, o governo abriu o crédito extraordinário no valor de 167 milhões de reais para cumprir a decisão da Justiça. No dia 16 de janeiro, o INSS publicou a portaria disponibilizando o valor para 130 mil pessoas. Mas o ato só foi publicado em Diário Oficial, que ninguém lê.
Sem uma campanha nacional de divulgação, poucos beneficiários tomarão conhecimento do valor disponibilizado. E ele só estará disponível por 60 dias.
Respostas de 16
E um absurdo o que o que esse governo está fazendo com as famílias daqui do sul . Uma falta de humanidade com as pessoas com deficiência
Me arrependo de ter votado nesse presidente, não se enganja pra nos ajudar em nada. Infelizmente a gente não conhece as pessoas, nem o que vai em seu coração.
Esse desgoverno, que ia ajudar o pobre, só sabe ferrar o pobre!!!!!!!!!!
“O Governo do Amor”, o salário dele, ele soube aumentar.
Durante as enchentes passou por aqui correndo e disse q ia ajudar, até hj estamos esperando a ajuda.
Ainda bem q nós da rede BPC temos o
Vinicius Mariano, que está a frente ajudando nós Mãe atípicas, pq até o nosso direito de receber o auxílio esse Presidente queria tirar!!!!
O Banco do Brasil não está liberado que devo fazer pra conseguir
Inacreditável, inaceitável 😤, como pode ser tão desumano ao ponto de ocultar um direito dos mais necessitados ainda mais vivendo e passando a situação que o povo atingindo pelas enchentes e desabamento estão vivendo, sinceramente, me envergonha ser brasileira!
Nunca esteve isso não é de hoje isso vem anos, eles só vem o próprio umbigo , tão se lixando para o povo isso só vai mudar quando o Brasileiro para de achar que tudo de brincadeira,e começarmos e protestar nossos direitos #acordaBrasil.
Absurdo que esse desgoverno fez com o sul.Familias ficaram totalmente desamparadas,descaso.Tomara passar de uma vez esse mandato dele.Poderia dar esse valor para as famílias em vez de devolver.Isso é uma vergonha.
Isso é uma vergonha.
Lula e seu governo deixaram idosos e deficientes a míngua na tragédia do rio grande do sul não deu assistência nenhuma aqueles q são as pessoas mais vulneráveis q não sabem se defender
Descaso total com deficientes e idosos do rio grande do sul passamos por um enchente e não temos apoio nenhum desse desgoverno
Exatamente isso eu como mãe de BPC e ativista na Rede Observatório BPC acho um descaso,pois se não fosse a Rede se mobilizar e nosso Presidente da Rede Vinícius Mariano conseguir o meio para nós entrarmos com essa ação não ganharíamos nada. É muito importante q a mídia espalhe a notícia e que os governantes q nós esqueceram saibam q a gente existe e não vamos parar por aqui.
A mentira impera em todos os setores do governo, nada se sustenta.
Estamos aguardando que esteja disponível para todos beneficiários do BPC loas. As mães que ainda não recebiam em maio de 2024, estavam aguardando o INSS implantar o benefício. Passamos também por dificuldades nas enchentes.
Esse governo é um descaso com a população que mais precisa, vamos lutar e vamos vencer….somos muitos no nosso país todo, governo tem que enxergar nós que tanto precisamos…..
Nós mães do bpc não só do RS mais de todo o Brasil merecemos mais reconhecimento, porque nossa luta é diária e somos eleitores não podemos ser esquecidos.
É nosso direto a receber pra que complicar tanto.