Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi alvo da 2ª fase da Operação Torniquete nesta terça-feira (10). O mandado de busca e apreensão foi cumprido no Presídio Federal de Catanduvas (PR), onde ele está preso desde março de 2024.
A operação, coordenada pela 60ª Delegacia de Polícia (Campos Elíseos), investiga uma quadrilha responsável por roubos de cargas na Baixada Fluminense, com prejuízo estimado em R$ 4 milhões. A ação é realizada em conjunto pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ), o Gaeco do Ministério Público (MP-RJ) e a Polícia Militar do estado (PMERJ).
De acordo com a Polícia Civil, os crimes financiam atividades de facções criminosas, incluindo disputas territoriais e apoio financeiro a familiares de integrantes, presos ou não. Desde setembro, mais de 240 suspeitos foram presos, e cargas e veículos roubados foram recuperados.
As investigações apontam que o grupo criminoso, aliado a roubadores de carga com acesso a informações privilegiadas, realizou dezenas de roubos em vias como Avenida Brasil, Rodovia Washington Luís e Rio-Magé. A quadrilha opera a partir de comunidades em Duque de Caxias (RJ), como Cangulo, Rua Sete, Jardim Ana Clara e Parque das Missões.