GOOD NEWS

EUA decidem investigar Gripen após Lula barrar judeus

A Saab divulgou mais cedo comunicado informando que foi intimada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos a prestar informações sobre o contrato fechado em 2014 pelo governo Dilma Rousseff para a compra de 36 caças de combate Gripen NG, num valor total de US$ 4,5 bilhões. A companhia garantiu que vai cooperar, mas ressaltou que investigação similar no Brasil foi encerrada sem “qualquer irregularidade por parte da Saab”.

Na verdade, Lula chegou a ser denunciado pelo Ministério Público Federal por suspeita de tráfico de influência no programa FX-2, ao lado do filho caçula Luís Claudio. O petista teria recebido R$ 2,5 milhões em propina. O processo, porém, foi trancado por Ricardo Lewandowski pouco antes de sua aposentadoria no Supremo Tribunal Federal – hoje Lewandowski é ministro da Justiça.

A informação de uma investigação envolvendo o negócio surge após a notícia de que o governo Lula se recusou a homologar a empresa israelense Elbit como vencedora da licitação para o fornecimento de 36 viaturas blindadas obuseiros 155mm para o Exército. Nesta semana, o ministro da Defesa, José Múcio, admitiu publicamente que a decisão foi ideológica.

“Houve agora uma concorrência, uma licitação, venceram os judeus, o povo de Israel. Mas por questões da guerra, do Hamas, os grupos políticos, não estamos com essa licitação pronta, mas por questões ideológicas, nós não podemos aprovar. O TCU não permitiu dar ao segundo colocado e nós estamos aguardando que essas questões passem, para que a gente possa se defender”, disse.

Não é possível cravar que a investigação do Gripen seja uma retaliação à postura antissemita de Lula, mas tampouco essa hipótese deve ser descartada.

Compartilhar nas redes sociais

Claudio Dantas

Claudio Dantas

Respostas de 3

  1. A anulação da operação Lava Jato foi fácil com todos os amigos e amigos dos amigos já instalados em seus cargos certos para isso, lá fora, em terras estrangeiras fica mais difícil dominar a situação com amizades cruzadas de proteção. De qualquer maneira desmoraliza o já desmoralizado companheiro, agora a nível mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Captura de Tela 2024-11-24 às 07.54
Captura de Tela 2024-11-23 às 15.24
WhatsApp Image 2024-11-23 at 15.40
Ministros do Supremo
WhatsApp Image 2024-11-22 at 07.34
WhatsApp Image 2024-11-22 at 07.34
Rogério Marinho
Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes
BOLSONARO 2
WhatsApp Image 2024-11-20 at 11.26
relatorios
Bostil
WhatsApp Image 2024-11-19 at 11.58
Anderson Torres