A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) criticou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre prefeitos que elogiam a educação pública, mas matriculam seus filhos em escolas privadas. O petista afirmou que o Brasil “só vai dar certo” quando a classe média voltar a usar o ensino público.
Eugênio da Cunha, presidente da Fenep, classificou a fala como desconsideração ao papel das escolas particulares na educação brasileira. Ele ressaltou que essas instituições complementam o sistema público e garantem ensino de qualidade para milhões de alunos.
O dirigente também destacou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 comprovam o desempenho acadêmico das escolas privadas, além da alta empregabilidade de seus ex-alunos.
“Reforçamos que a educação não deve ser palco de divisões ou polarizações”, afirmou Cunha, defendendo diálogo para fortalecer o ensino no país.
As declarações de Lula foram feitas durante a cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.