O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (11) um aumento de 1 ponto percentual na Selic, a taxa básica de juros, elevando-a de 11,25% para 12,25% ao ano. A decisão foi unânime e se alinha às expectativas do mercado financeiro.
“Diante de um cenário mais adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, ajustes de mesma magnitude nas próximas duas reuniões”, diz Copom em comunicado.
Segundo os diretores, “a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”.
A reunião marcou a última participação de Roberto Campos Neto como presidente do Banco Central. A partir de 2025, o comando da instituição será assumido por Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária e indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).