O Bostil é insuperável. A FAB levou mais de 10 anos para escolher os caças suecos Gripen NG, que passados outros dez anos da assinatura do contrato ainda não foram entregues em sua totalidade. Na real, apenas 9 dos 36 encomendados chegaram e nenhum está armado para lançar bombas. São como aviões de treinamento, inúteis em qualquer conflito real.
Agora, a Aeronáutica de Lula 3 resolveu avaliar a encomenda de caças Chengdu J-10, um caça multifuncional de geração 4,5 usado na China e no Paquistão. A compra estaria casada com uma parceria aeroespacial estratégica para uso da base de Alcântara para lançamento de foguetes chineses Longa Marcha, de transporte de satélites.
Na cúpula da FAB, a alternativa chinesa é justificada pela necessidade de diversificação de modelos, uma vez que a Suécia enfrenta alerta permanente de guerra com a Rússia, o que pode suspender a entrega dos demais aviões. Pode até fazer sentido, mas uma decisão sensível como essa é um bode na sala dos Estados Unidos por questões geopolíticas óbvias.
Considerando que também estamos perdendo nossos pilotos, como revelei dias atrás, talvez o caminho da Força Aérea do Bostil sejam drones no Paraguai.
Uma resposta
Se não fosse aqui seria hilário, mas é !