Artigos Exclusivos

Câmara cria comissão especial para discutir voto distrital misto

A Câmara dos Deputados vai instalar uma comissão especial para debater o voto distrital misto nas eleições para deputados federais, estaduais, distritais e vereadores. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13.fev.2025) pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que afirmou que a instalação ocorrerá após a definição das comissões permanentes.

O colegiado analisará o Projeto de Lei 9.212/17, já aprovado no Senado e em tramitação na Câmara. O modelo prevê que o eleitor vote tanto em um candidato do distrito quanto em uma legenda partidária. A proposta será concentrada em uma única comissão, evitando tramitação em várias comissões temáticas.

Motta afirmou que os líderes partidários ainda negociam a distribuição das presidências e dos membros das comissões permanentes, seguindo critérios de proporcionalidade partidária. A definição deve ocorrer após o Carnaval.

Entre as comissões em pauta, está a que analisará a PEC 66/23, que trata do parcelamento de dívidas municipais com a Previdência Social. Além disso, tramitam projetos estratégicos como o PL 2.583/20, que propõe incentivos à indústria de insumos médico-hospitalares, e o PL 769/24, que cria 160 cargos comissionados nos gabinetes ministeriais do Supremo Tribunal Federal (STF), iniciativa do próprio STF, com expectativa de pouca resistência na Câmara.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Deixe um comentário

Leia mais

bolsonaro-oeste
img_1661-1
dilma-rindo
img_1659-1
img_1652-1
img_1652-1
img_1653-1
img_1651-1
Jutiça Eleitoral de SP torna Pablo Marçal inelegível até 2032
img_1649-1
Alexandre de Moraes dá 48 h para que Rumble indique representante legal no Brasil
Desembargadora da Bahia é acusada pelo MP de formar organização criminosa com seus filhos
Dantas Questiona Mourão: Por que o Senhor Não Está na Denúncia?; Assista