Em entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira (19), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou que a proposta de anistia aos manifestantes detidos no 8 de Janeiro “não é um assunto dos brasileiros”. De acordo com o parlamentar, manter o debate sobre o tema pode ampliar divisões na sociedade brasileira.
“Isso não é um assunto que nós estamos debatendo. Quando a gente fala desse assunto a todo instante, a gente está dando de novo a oportunidade de nós ficarmos na nossa sociedade, dividindo, um assunto que não é o assunto dos brasileiros”, afirmou Alcolumbre.
A oposição pressiona pelo andamento do projeto de lei 2858/22, conhecido como PL da Anistia. Em conversa com a imprensa no Senado na terça (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse acreditar que já há quórum suficiente para aprovar a proposta na Câmara.
Um dos principais focos das manifestações marcadas para 16 de março é a defesa da anistia aos presos pelos atos de 8 de Janeiro. Além disso, outra pauta importante é o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).