No talkshow ALive, o ex-ministro Aldo Rebelo e o ex-secretário de Produtos de Defesa Marcos Degault, PhD em Segurança Internacional, alertam sobre a ausência de uma grande estratégia de país. “Nesse cenário, estamos assistindo a uma evidente deterioração dos recursos de poder do país no cenário internacional”, diz Degault, referindo-se aos recursos militares e econômicos (hard power), e diplomáticos (soft power).
Para Rebelo, “nossa diplomacia, de grande tradição, tornou-se uma diplomacia ornamental”. Segundo ele, os EUA esperam que o Brasil cuide da América do Sul, mas o governo Lula abriu mão de influenciar os vizinhos. No caso da Venezuela, terminou empurrando o regime de Nicolas Maduro para a esfera de influência de China e Rússia. “O Brasil precisa ter uma política externa baseada em interesses nacionais, não em ideologias.”
Uma resposta
Olá Claudio Dantas como vai? Assisto você todos os dias e estou interessada cada vez mais,aprendo muito com você, gosto do seu jornalismo, sabedoria, inteligente, segue em frente e que Deus te abençoe muito.