BREAKING NEWS

A "diplomacia ornamental" de Lula e Amorim

No talkshow ALive, o ex-ministro Aldo Rebelo e o ex-secretário de Produtos de Defesa Marcos Degault, PhD em Segurança Internacional, alertam sobre a ausência de uma grande estratégia de país. “Nesse cenário, estamos assistindo a uma evidente deterioração dos recursos de poder do país no cenário internacional”, diz Degault, referindo-se aos recursos militares e econômicos (hard power), e diplomáticos (soft power).

Para Rebelo, “nossa diplomacia, de grande tradição, tornou-se uma diplomacia ornamental”. Segundo ele, os EUA esperam que o Brasil cuide da América do Sul, mas o governo Lula abriu mão de influenciar os vizinhos. No caso da Venezuela, terminou empurrando o regime de Nicolas Maduro para a esfera de influência de China e Rússia. “O Brasil precisa ter uma política externa baseada em interesses nacionais, não em ideologias.”

Compartilhar nas redes sociais

Claudio Dantas

Claudio Dantas

Uma resposta

  1. Olá Claudio Dantas como vai? Assisto você todos os dias e estou interessada cada vez mais,aprendo muito com você, gosto do seu jornalismo, sabedoria, inteligente, segue em frente e que Deus te abençoe muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

01-87-750x375-1
01-354-750x375-1
Lula e Haddad
01-64-750x375-1
3 trilhões de otários
3 trilhões de otários
Anti-Prerrô
Crise de valores
Nova embaixada dos EUA
Drex
Everardo Gueiros
LIberalismo
Papel-moeda
Lula PEC Segurança Pública