Artigos Exclusivos

Brasil lidera aumento de risco-país na América Latina em 2024

O Brasil foi o país da América Latina que registrou o maior aumento no risco-país em 2024, de acordo com o Latin America Country Risk Index and Analysis 2024, elaborado pelo Adam Smith Center for Economic Freedom. O estudo, conduzido no Brasil pelo Instituto Millenium e obtido em primeira mão por este site, aponta uma acentuada piora nos principais indicadores de risco, como a crescente desconfiança nas instituições, o avanço da criminalidade e as relações internacionais instáveis.

Além do Brasil, a pesquisa também avaliou outros cinco países da região: Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador e México.

O aumento da criminalidade, o descontrole fiscal e a perda de confiança nas instituições são fatores-chave para a piora do cenário brasileiro. Entre abril e dezembro de 2024, a nota de risco do país subiu de 3.07 para 3.32 (quanto maior a nota, maior o risco-país), refletindo um agravamento da situação.

Embora o Brasil ainda seja o melhor classificado entre os países avaliados, a pesquisa aponta uma trajetória de instabilidade crescente, destacando os impactos da criminalidade e a deterioração da confiança nas instituições.

Em contraste, a Argentina foi o país que mais apresentou melhoria, com sua nota de risco caindo de 3.49 para 3.06, sinalizando uma redução significativa da instabilidade.

O estreitamento das relações do Brasil com países como Rússia e Irã também contribuiu para o aumento do risco internacional no país. Com isso, o Brasil registrou o maior nível de risco entre os países avaliados.

O pesquisador Paulo Resende, do Instituto Millenium, alerta para a necessidade urgente de reformas institucionais para evitar um retrocesso ainda maior nos próximos anos.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do estudo

Fonte: Latin America Country Risk Index and Analysis 2024

Fonte: Latin America Country Risk Index and Analysis 2024

Compartilhar nas redes sociais

Gianlucca Gattai

Gianlucca Gattai

Deixe um comentário

Leia mais

1ª Turma do STF julga denúncia contra Léo Índio
img_1970-1
img_1967-1
Líder da Minoria quer investigar manobras suspeitas no Governo Lula
img_1966-1
img_1966-1
Evitamos colapso das instituições e golpe de Estado, afirma Barroso
Moraes vs Facebook
img_1963-1
img_1962-1
Esquerda aciona PGR contra Eduardo Bolsonaro por "crime de lesa pátria"
Gayer sobre lei "anti-Moraes": 'Considerados ditadores na maior democracia do mundo'
img_1953-1
14124