O governo do Rio de Janeiro solicitou aos Estados Unidos que o Comando Vermelho seja reconhecido como organização criminosa transnacional, argumentando que a facção opera além das fronteiras brasileiras. O pedido foi feito pela Secretaria de Segurança Pública do RJ em reunião com membros da Segurança Diplomática dos EUA.
“Com isso, o governo do Rio passaria a contar com uma cooperação internacional para combater, de forma mais eficaz, a lavagem de dinheiro e o tráfico de armas no Brasil”, afirma nota da Secretaria de Segurança Pública, obtida pela CNN.
A Secretaria de Segurança Pública do RJ revelou que, em 2024, foram apreendidos 740 fuzis no estado, uma média de dois por dia. Somente em 2025, já foram confiscados 116 pela PM. Relatórios de inteligência apontam que a maioria das armas veio dos EUA e estava em posse do Comando Vermelho, reforçando a necessidade de cooperação entre os países no combate à facção.
“A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro tem se dedicado de forma estratégica ao combate ao crime organizado, com a principal missão de asfixiar o sistema financeiro das facções criminosas atuantes no estado.” A pasta reforça: “Para atingir esse objetivo, a Secretaria tem intensificado suas operações e aprimorado o setor de Inteligência, visando obter resultados mais eficazes.”