Artigos Exclusivos

RJ e EUA negociam para reconhecer Comando Vermelho como facção internacional

O governo do Rio de Janeiro solicitou aos Estados Unidos que o Comando Vermelho seja reconhecido como organização criminosa transnacional, argumentando que a facção opera além das fronteiras brasileiras. O pedido foi feito pela Secretaria de Segurança Pública do RJ em reunião com membros da Segurança Diplomática dos EUA.

“Com isso, o governo do Rio passaria a contar com uma cooperação internacional para combater, de forma mais eficaz, a lavagem de dinheiro e o tráfico de armas no Brasil”, afirma nota da Secretaria de Segurança Pública, obtida pela CNN.

A Secretaria de Segurança Pública do RJ revelou que, em 2024, foram apreendidos 740 fuzis no estado, uma média de dois por dia. Somente em 2025, já foram confiscados 116 pela PM. Relatórios de inteligência apontam que a maioria das armas veio dos EUA e estava em posse do Comando Vermelho, reforçando a necessidade de cooperação entre os países no combate à facção.

“A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro tem se dedicado de forma estratégica ao combate ao crime organizado, com a principal missão de asfixiar o sistema financeiro das facções criminosas atuantes no estado.” A pasta reforça: “Para atingir esse objetivo, a Secretaria tem intensificado suas operações e aprimorado o setor de Inteligência, visando obter resultados mais eficazes.”

Compartilhar nas redes sociais

Mariana Albuquerque

Mariana Albuquerque

Deixe um comentário

Leia mais

Erika Hilton protocola PEC que propõe fim da escala 6x1
img_1866-1
estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-22
Efeito Janja: projeto de lei busca limitar poderes e gastos da primeira-dama
img_1865-1
img_1865-1
Elon Musk
img_1864-1
img_1490-1
Defesa de Bolsonaro pede que STF declare Dino e Zanin impedidos
img_1860-1
Deputados criticam uso frequente de pronunciamentos em rede nacional por Lula para autopromoção
img_1835-1
asfasfafsaf