Artigos Exclusivos

Lula busca substituto para Nísia Trindade no Ministério da Saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em busca de um novo nome para o Ministério da Saúde, indicando insatisfação com a atual ministra Nísia Trindade. Segundo aliados do petista, a decisão ganhou força após o governo de São Paulo decretar estado de emergência devido ao aumento de mortes por dengue.

Segundo a CNN, Lula tem consultado interlocutores sobre possíveis substitutos, priorizando nomes técnicos e políticos para evitar que o ministério caia nas mãos do centrão, que reivindica o comando da pasta desde o início do governo.

Entre os cotados, aparecem os ex-ministros Alexandre Padilha e Arthur Chioro. Padilha conta com o apoio da cúpula do PT, enquanto Chioro é defendido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. A movimentação já levou Nísia a procurar Padilha, que teria negado conhecimento sobre a troca.

Caso Padilha assuma a Saúde, a Secretaria de Relações Institucionais, atualmente sob seu comando, entraria na disputa. O MDB pressiona pela nomeação de Isnaldo Bulhões (AL), com apoio dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). No entanto, o PT defende os senadores Jaques Wagner (BA) ou José Guimarães (CE) para o cargo, embora Wagner já tenha demonstrado resistência.

A decisão final ainda depende de uma conversa entre Lula e Nísia, na qual o presidente deve cobrar explicações sobre a condução da crise da dengue antes de oficializar a mudança.

Compartilhar nas redes sociais

Adrian Almeida

Adrian Almeida

Leia mais

bolsonaro-oeste
img_1661-1
dilma-rindo
img_1659-1
img_1652-1
img_1652-1
img_1653-1
img_1651-1
Jutiça Eleitoral de SP torna Pablo Marçal inelegível até 2032
img_1649-1
Alexandre de Moraes dá 48 h para que Rumble indique representante legal no Brasil
Desembargadora da Bahia é acusada pelo MP de formar organização criminosa com seus filhos
Dantas Questiona Mourão: Por que o Senhor Não Está na Denúncia?; Assista