O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (13), em publicação no X, que “quando voltar à Presidência” irá transformar a liberdade do povo cubano em prioridade da política externa. Ele prometeu atuar em parceria com Donald Trump (EUA) e Javier Milei (Argentina).
– Quando presidente cortei dinheiro para ditaduras, incluindo obras em Cuba e o trabalho escravo via Mais Médicos.
– Quando eu voltar à presidência, transformarei a libertação do povo cubano em prioridade da política externa. Tudo em cooperação com @realDonaldTrump e @JMilei . pic.twitter.com/eoKeeJB19V
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 13, 2025
Bolsonaro relembrou que, durante seu governo, cortou repasses para ditaduras, incluindo obras em Cuba e o financiamento do programa Mais Médicos, que chamou de “trabalho escravo”.
Mesmo inelegível até 2030 por decisão do TSE, Bolsonaro segue articulando sua volta ao poder. Na última quinta-feira (6), em entrevista à Folha de S. Paulo, declarou que, caso retorne à Presidência, pretende autorizar uma base militar dos EUA na Tríplice Fronteira para combater o terrorismo.
Ele também reafirmou que, se eleito, pretende retirar o Brasil de blocos como o Brics e da Organização Mundial da Saúde (OMS), seguindo os passos de Trump e Milei.
Uma resposta