Artigos Exclusivos

Lula ataca Trump e critica postura dos EUA sobre Palestina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta-feira (6), afirmando que ele “faz questão de dizer uma anomalia todo dia”. Segundo Lula, Trump governa os EUA como se tivesse autoridade sobre o mundo.

“Um dia ele quer ocupar o canal do Panamá, outro dia anexar a Groenlândia ou o Canadá. Depois, trata o povo palestino como se não fosse ninguém”, disse Lula em entrevista a rádios baianas. “Ele tem meu respeito para governar os Estados Unidos. Mas ele não foi eleito para governar o mundo.”

Na terça-feira (4), Trump afirmou que pretende “assumir o controle” da Faixa de Gaza e sugeriu a realocação dos palestinos para países vizinhos, chamando a região de “área de destruição”. A fala ocorreu após encontro com o premiê israelense Benjamin Netanyahu.

Lula voltou a classificar a situação na Faixa de Gaza como genocídio e disse que a política internacional precisa ser mais “humanista”. Ele também criticou a influência dos EUA e afirmou que a eleição de Trump representou uma quebra nos ideais democráticos do país.

“Os Estados Unidos sempre se colocaram como símbolo da democracia, mas de repente elegem um presidente que faz questão de todo dia dizer uma anomalia”, declarou.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Leia mais

portaria-lula-gsi
Advogado de Trump compara ação de Moraes a práticas não vistas nem na Coreia do Norte e Irã
Lula diz que tem 'obsessão por alimento barato'
foto-presidente-lula-agricultura-familiar-plano-safra-MST
img_1665-1
img_1665-1
img_1663-1
bolsonaro-oeste
img_1661-1
dilma-rindo
img_1659-1
img_1652-1
img_1653-1
img_1651-1