Artigos Exclusivos

Lula ataca ex-presidente do BC e culpa Trump por alta do dólar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (6) que o Banco Central sob Roberto Campos Neto foi “totalmente irresponsável” e um dos responsáveis pela alta do dólar. Segundo ele, a política da autoridade monetária criou uma “arapuca” difícil de desmontar.

“A gente teve o aumento do dólar porque tivemos um Banco Central totalmente irresponsável”, declarou em entrevista a rádios baianas.

Lula também culpou a política dos Estados Unidos pela alta da moeda, mencionando os discursos do ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano). “As loucuras feitas nos Estados Unidos, os discursos, as campanhas e aquelas coisas malucas contribuíram muito para o dólar crescer”, disse.

Na quarta-feira (5.fev), o dólar comercial fechou em R$ 5,79 após 12 pregões seguidos de queda. A última alta havia sido em 16 de janeiro, quando atingiu R$ 6,05.

O governo petista aposta no crédito para pequenos e médios agricultores como forma de reduzir o preço dos alimentos. Lula disse esperar que, com a baixa do dólar, os produtos fiquem no Brasil, sem necessidade de importação. “Estamos criando políticas de incentivo para que a produção aconteça dentro do país”, afirmou.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Respostas de 3

Leia mais

portaria-lula-gsi
Advogado de Trump compara ação de Moraes a práticas não vistas nem na Coreia do Norte e Irã
Lula diz que tem 'obsessão por alimento barato'
foto-presidente-lula-agricultura-familiar-plano-safra-MST
img_1665-1
img_1665-1
img_1663-1
bolsonaro-oeste
img_1661-1
dilma-rindo
img_1659-1
img_1652-1
img_1653-1
img_1651-1