O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta segunda-feira (13) com o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e o secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela. A conversa ocorreu em meio ao esforço do governo para avaliar uma saída para o enrosco em que se meteu sobre a taxação do Pix, desencadeado após a Receita Federal implementar nova norma.
A instrução normativa exige que instituições financeiras reportem transações mensais acima de R$ 5 mil para pessoas físicas, abrangendo todas as formas de movimentação financeira, como TEDs, saques, depósitos e operações via fintechs.
Lula gravou um vídeo no Palácio do Planalto, onde transferiu R$ 1.013 via Pix para a Arena Corinthians, afirmando que o governo não pretende cobrar taxas sobre o meio de pagamento. “Tem uma quantidade enorme de mentiras nas redes sociais dizendo que vamos taxar o Pix. É mentira. O que podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro”, declarou.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também negou as fake news em vídeo publicado na quinta-feira. Ele classificou como falsas alegações de impostos sobre Pix, compra de dólares e animais de estimação. Haddad confirmou apenas a taxação sobre jogos e apostas online, afirmando que elas serão tratadas como qualquer empresa nacional.
Mudança no comando da comunicação
Sidônio Palmeira, que assume a pasta oficialmente na terça-feira, substitui Paulo Pimenta. Sua posse ocorre em um momento estratégico, com a necessidade de reforçar o combate à desinformação nas redes sociais e consolidar a comunicação do governo em 2024.
Uma resposta
Compra de dolar já é taxada, voce paga IOF. Fakenews do ministro…