Últimas Notícias

Hugo Motta está eleito

Hugo Motta (Republicanos) fechou apoio formal de 11 partidos (PL, PT, PP, MDB, Podemos, PV, PCdoB, PSDB, Cidadania, PSB e PDT), o que significa dizer que o deputado já tem 374 votos, ou 72% da Câmara — incluído aí a sua própria legenda. Será, portanto, o sucessor de Arthur Lira no comando da Casa. Elmar Nascimento (União) deve desistir nas próximas horas, assim como Antonio Brito (PSD).

Mentor da candidatura de Motta, Lira tem buscado acomodar a todos, inclusive com a promessa de indicar um petista para a próxima vaga no TCU e de provocar um debate amplo sobre a anistia, a pedido do PL. Mais do que benefícios futuros, a maioria das lideranças, ao apoiá-lo,  guiou-se pelo temor de ficar fora do ‘game’, sem espaço na mesa, sem relatorias de MPs e projetos importantes ou sem o comando de comissões.

Política é poder, ocupação de espaço. Um dos desafios da gestão de Motta será garantir que a Câmara não perca o espaço obtido no controle do Orçamento, mas já está claro que terá de buscar uma saída que atenda a Lula e a Flávio Dino. E isso na antessala da eleição de 2026, com toda a pressão do lulopetismo para permanecer no comando da máquina. Na prática, a Câmara terá de lidar com pautas que fatalmente pressionarão o fiscal, com mais expansão de gastos.
Há, sem dúvida, uma expectativa de que Motta seja mais democrático que Lira na tramitação de projetos, abandonando os atalhos regimentais que marcaram a gestão do alagoano. O parlamentar, bem mais jovem e diplomático, tende a buscar menos enfrentamento interno e externo, com Executivo e Judiciário. Pode parecer simples em condições normais de temperatura e pressão, o que não é o caso do Brasil de hoje.

Compartilhar nas redes sociais

Claudio Dantas

Claudio Dantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

WhatsApp Image 2024-11-20 at 11.26
relatorios
Bostil
WhatsApp Image 2024-11-19 at 11.58
Anderson Torres
Anderson Torres
Paola da Silva Daniel
policia-federal-1
fim do Brasil
PEC X PEC
Eldorado
Guilherme Boulos
Eldorado
live Clezão