A embaixada americana em Brasília iniciou as obras de uma nova edificação para abrigar a representação diplomática. O projeto tem orçamento de R$ 3,5 bilhões, já está na fase das fundações e terá 29 metros de profundidade, o que equivale a um prédio de 9 andares invertido. Na prática, o governo americano está substituindo o tradicional imóvel construído por um bunker de guerra.
A obra é de responsabilidade da Caddel Construction Company, especializada em centros de operações de guerra, penitenciárias de segurança máxima, instalações nucleares e prédios com proteção contra bombas. A obra mais recente foi a embaixada dos EUA em Cabul, Afeganistão.
Líder da oposição na Câmara, o deputado Filipe Barros (PL) encaminhou ofício à embaixada solicitando informações. À imprensa, a assessoria negou que o projeto tenha 9 andares subterrâneos.
Os Estados Unidos foram o primeiro país a estabelecer uma embaixada em Brasília. A pedra fundamental foi lançada por Eisenhower em 1960 e sua inauguração ocorreu um ano depois. Em 1972, houve uma expansão da construção, com a aparência atual. Uma estrutura de dois andares de linhas simples e modernas, com fachada de mármore e paisagismo de Burle Marx.
Uma resposta
Porque construir no subsolo, acho que isto não é normal e o Brasil deveria intervir antes que seja construído.