O Poder360 crava na manchete que as cidades campeãs de emendas parlamentares tiveram 98% dos prefeitos reeleitos, o que nos leva imediatamente à conclusão de que o direcionamento legislativo do orçamento tem peso político importante na ponta. Segundo o levantamento, nos 100 municípios com mais emendas por eleitor, 51 prefeitos tentaram se reeleger e 50 conseguiram. Nesse grupo, estão Prefeituras que receberam mais de R$ 3,5 mil per capita em emendas entre 2021 e 2024.
Em Alagoas e Roraima, todos os prefeitos que tentaram a reeleição obtiveram sucesso se reelegendo ou fazendo o sucessor.
O Globo, por sua vez, cruzou apenas os municípios campeões em emendas PIX e descobriu que, em cem deles, o prefeito foi reeleito, enquanto em outros 45 ele conseguiu fazer um sucessor do mesmo grupo político, indicando uma taxa de sucesso de quase 95% — acima da média de reconduções em nível nacional (81,4%), portanto. Dos 3.004 prefeitos que tentaram novo mandato, 2.444 conseguiram. A pergunta que deve ser feita é: esses recursos enviados diretamente às cidades garantiram obras e serviços ou turbinaram o caixa 2 e a compra de voto?
Com a palavra a CGU, o MPF e a PF.
Respostas de 2
Muito inteligente a pergunta ao final!!
oj8oob