O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) parabenizou nesta quarta-feira (24) a presidente eleita do Peru, Keiko Fujimori, após a consolidação de sua vitória na disputa presidencial.
Em publicação na rede social X, o parlamentar desejou êxito à líder peruana e afirmou que o novo governo deve atuar em favor da estabilidade e do desenvolvimento do país.
“Desejo pleno êxito em sua missão de conduzir o povo peruano à estabilidade, prosperidade e segurança, fortalecendo as instituições democráticas e promovendo o desenvolvimento econômico e social de seu país”, escreveu.
Flávio Bolsonaro também defendeu o fortalecimento da cooperação entre países da América do Sul, destacando áreas como segurança e economia como prioridades comuns entre as nações da região.
Segundo ele, a integração regional é essencial para enfrentar desafios como o combate ao narcotráfico e a ampliação da liberdade econômica.
“Que este novo ciclo, mais à direita, represente um tempo de paz, progresso e esperança para o Peru e para toda a América do Sul”, afirmou o senador.
A manifestação ocorre após a consolidação da vitória de Keiko Fujimori, que ultrapassou o candidato de esquerda Roberto Sánchez em uma disputa apertada. Com mais de 99% das urnas apuradas, a diferença foi considerada irreversível pelas autoridades eleitorais.
O adversário derrotado contestou o resultado e chegou a alegar supostas irregularidades na votação no exterior, além de pedir a anulação de parte dos votos, alegações que ainda não foram acolhidas pelo órgão eleitoral peruano.
