A eleição suplementar para governador de Roraima foi vencida ontem (21) por Arthur Henrique (PL), que obteve 160.004 votos, o equivalente a 60,87% dos votos válidos, ao lado do vice, subtenente Velton. O resultado, porém, ainda depende de análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não permite proclamação imediata de vitória.
Em segundo lugar ficaram Soldado Sampaio e Tayla Peres (Republicanos), com 93.897 votos, ou 35,72% dos votos válidos. A chapa de Nelita Frank (PT) e Bartô Macuxi (PSol) somou 8.948 votos, o equivalente a 3,40%.
Apesar do resultado definido nas urnas, os votos atribuídos a Arthur seguem registrados como sub judice. Isso ocorre porque o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) indeferiu o registro da candidatura por descumprimento do prazo de desincompatibilização.
O prazo adotado pelo TRE-RR previa afastamento de 24 horas após a convenção partidária. O entendimento foi contestado no Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a regra por conflito com a Lei Complementar 64/1990, que estabelece prazo mínimo de 3 meses.
A candidatura segue em análise no TSE no Recurso Ordinário Eleitoral nº 0600079-71.2026.6.23.0000, sob relatoria do ministro Antonio Carlos Ferreira, que trata do indeferimento do registro da chapa.
Também tramita no tribunal o Processo Administrativo nº 0600953-95.2026.6.00.0000, relatado pelo presidente da Corte, ministro Kassio Nunes Marques, que analisa a Resolução nº 584/2026 do TRE-RR, responsável por disciplinar a eleição suplementar e o prazo de desincompatibilização.
O julgamento discute a validade das regras aplicadas no pleito e segue suspenso após pedido de vista da ministra Estela Aranha, sem data definida para retomada.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Roraima informou que não fará a proclamação oficial do resultado até decisão final das instâncias superiores.
