As vendas no varejo brasileiro registraram queda de 1,7% em dezembro em relação ao mesmo mês de 2023, segundo dados divulgados pela Stone. O recuo foi de 3,5% na comparação com novembro, com impacto maior no desempenho de lojas físicas.
Enquanto o varejo físico teve retração de 2,1% na base anual e 4,2% na base mensal, o comércio eletrônico mostrou crescimento: 7,7% em relação a dezembro de 2023 e 3,4% em comparação com novembro.
Matheus Calvelli, pesquisador econômico da Stone, destacou que o varejo vendeu 2,3% menos do que o esperado na semana do Natal, o que contribuiu para o resultado negativo de dezembro. Entre os segmentos analisados, todos registraram queda mensal, com destaque para:
- Tecidos, Vestuário e Calçados: -7%
- Móveis e Eletrodomésticos: -6,4%
- Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico: -4,5%
- Hipermercados e Supermercados: -3,3%
No recorte regional, apenas cinco estados tiveram desempenho positivo no varejo em dezembro: Roraima (+3,9%), Sergipe (+3,5%), Rondônia (+2,2%), Pará (+1%) e Goiás (+0,9%).
São Paulo, maior mercado varejista do país, registrou queda de 2,4% nas vendas em dezembro na comparação anual. O Rio de Janeiro teve retração ainda maior, de 4,6%.