A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta segunda-feira (3) que os Estados Unidos suspenderam por um mês as tarifas de 25% sobre produtos mexicanos, após uma conversa com Donald Trump. A decisão ocorre depois que os EUA oficializaram, no fim de semana, a taxação sobre itens do México, Canadá e China.
A suspensão veio com a promessa mexicana de reforçar o controle na fronteira. “Vamos enviar imediatamente 10 mil membros da guarda nacional para fortalecer a fiscalização”, afirmou Sheinbaum. Trump justificou a taxação como resposta ao tráfico de drogas e à imigração ilegal.
Em sua rede Truth Social, o republicano classificou a conversa com a presidente mexicana como “amigável”, destacando que “durante esse período de um mês, negociações serão conduzidas pelos secretários de Estado, Tesouro e Comércio, além de representantes mexicanos de alto nível”.
Trump também conversou com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que deve impor novas tarifas em retaliação. O líder americano citou regulações bancárias canadenses e o tráfico de drogas como razões para as medidas. Uma nova reunião entre os dois está marcada para as 17h (horário de Brasília).
A movimentação mostra que Trump mantém pressão comercial sobre parceiros dos EUA, enquanto o governo Biden falhou em conter a crise na fronteira.
Sostuvimos una buena conversación con el presidente Trump con mucho respeto a nuestra relación y la soberanía; llegamos a una serie de acuerdos:
1.México reforzará la frontera norte con 10 mil elementos de la Guardia Nacional de forma inmediata, para evitar el tráfico de drogas…
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) February 3, 2025
Os dois países chegaram a uma série de acordos, sendo:
- O México reforçará imediatamente a fronteira norte com 10 mil membros da Guarda Nacional para impedir o tráfico de drogas do México para os Estados Unidos, particularmente fentanil;
- Os Estados Unidos estão comprometidos em trabalhar para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México;
- As equipes dos dois países começarão a trabalhar em duas frentes: segurança e comércio;
- As tarifas comerciais entre os dois países estão suspensas por um mês a partir de hoje.