O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira (3) os trabalhos do Ano Judiciário de 2025 com uma cerimônia marcada para as 14h. As atividades presenciais da Corte terão início na quarta-feira, com julgamentos envolvendo questões tributárias e trabalhistas.
O evento será presidido por Luís Roberto Barroso, chefe do STF, e contará com falas do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do presidente da OAB, Beto Simonetti. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou presença e poderá discursar, se decidir. No ano passado, Lula e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), então líder do Congresso, usaram o evento para abordar o tema da democracia.
Também foram convidados os novos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), mas ainda não confirmaram presença. Mais tarde, às 16h, o Congresso Nacional fará sua própria cerimônia para marcar o início do Ano Legislativo.
Neste mês de fevereiro está previsto que o Supremo paute algumas temas como: Tributação de lucros no exterior, execução trabalhista, ISS e PIS/Cofins na base do ISS e Marco Temporal.