O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente da República, criticou a prisão do general Braga Netto, ocorrida neste sábado (14). Segundo Mourão, a detenção representa um “atropelo das normas legais” e afirmou que Braga Netto “não oferece risco à ordem pública”. As declarações foram feitas em publicação no X (antigo Twitter).
Outros membros da oposição também se manifestaram. O deputado Luiz Ovando (PP-MS) acusou o STF de perseguição política. “Criaram a fantasia do golpe para perseguir opositores, com Moraes como guardião do regime jurídico-ditatorial”, escreveu no X.
Braga Netto, ex-ministro e ex-candidato a vice de Jair Bolsonaro em 2022, foi preso em seu apartamento no Rio de Janeiro, acusado de obstruir investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado. A prisão foi parte da Operação Contragolpe, conduzida pela Polícia Federal.
Uma resposta
O Congresso se acovardou em barrar atitudes dessa nova instituição legisladora no Brasil algum tempo atrás. Tenho a impressão que a situação pode piorar a cada dia/semana até 2026 ou mais alguns anos, até pelo menos dois desses novos legisladores sofrerem impeachment. O bom seria troca de 100%, infelizmente não é possível.