Artigos Exclusivos

Moraes reage ao Governo Trump: 'Deixamos de ser colônia em 1822'

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, se defendeu das críticas do Governo Trump, que classificou como “censura” as decisões do magistrado de multar plataformas digitais por não cumprirem ordens de bloqueio de perfis em redes sociais.

A declaração foi feita na tarde desta quarta-feira (27) durante a leitura do relatório das ações relacionadas à Lei de Abuso de Autoridade, que o Supremo iniciou hoje o julgamento.

“Todos nós reafirmemos o nosso compromisso com a democracia, com os direitos humanos, da igualdade entre as nações e o nosso juramento integral de defesa da Constituição brasileira, pela soberania do Brasil, pela independência do Poder Judiciário e por todos os brasileiros e brasileiras“, disse o ministro.

“Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e com coragem estamos construindo república cada vez melhor”, afirmou Moraes no plenário da Corte.

O ministro do Supremo ainda falou sobre a “importância do respeito à autodeterminação dos povos e à igualdade entre os países, conforme o artigo 4º da Constituição Federal” e também agradeceu ao apoio do ministro Flávio Dino.

Moraes finalizou sua fala citando um trecho de um poema de Guimarães Rosa sobre “coragem”: “Pois como sempre lembrado, por nossa eminente ministra Cármen Lúcia citando Guimarães Rosa, ‘o que a vida quer da gente é coragem’“.

Na quarta (26), o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos EUA aprovou a “No Censorship On Our Shores Act”, chamada de lei “anti-Moraes” por aqui, que proíbe a entrada de autoridades que violem a liberdade de expressão e um órgão do governo dos EUA criticou o ministro por “censura”. Já no dia 25, a justiça americana negou um pedido da Rumble e Trump Media contra decisões de Moraes, por considerá-las sem validade no território americano.

Assista:

 

Compartilhar nas redes sociais

Gianlucca Gattai

Gianlucca Gattai

Deixe um comentário

Leia mais

1ª Turma do STF julga denúncia contra Léo Índio
img_1970-1
img_1967-1
Líder da Minoria quer investigar manobras suspeitas no Governo Lula
img_1966-1
img_1966-1
Evitamos colapso das instituições e golpe de Estado, afirma Barroso
Moraes vs Facebook
img_1963-1
img_1962-1
Esquerda aciona PGR contra Eduardo Bolsonaro por "crime de lesa pátria"
Gayer sobre lei "anti-Moraes": 'Considerados ditadores na maior democracia do mundo'
img_1953-1
img_1949-1